Waimiri Atroari
Conhecidos pela bravura e coragem com que sempre enfrentam os invasores de suas terras, os Waimiri Atroari conservam ainda hoje sua rica cultura material e produzem sua arte inspirados nos elementos da natureza e em sua crença mística.
A Terra Indígena Waimiri Atroari está localizada na Amazônia brasileira, entre o norte do estado do Amazonas e sul do estado de Roraima. Há muito tempo esse território era mais extenso, mas devido ao seu processo histórico, os Waimiri Atroari sofreram uma baixa por causa das guerras e doenças introduzidas, chegando a população a 374 em 1988.
O Programa Waimiri Atroari proposto pela Eletronorte e a Funai em 1989 em virtude dos impactos ambientais causados pela Usina Hidrelétrica de Balbina, previa ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, apoio à produção, vigilância dos limites, documentação e memória. O program foi aceito e hoje os Waimiri Atroari têm acesso à educação escolar diferenciada, onde eles mesmos pensam e conduzem o processo de escolarização, ao atendimento médico e odontológico e a taxa de crescimento vegetativo varia em uma média de 5,68% ao ano. Hoje os Waimiri Atroari totalizam em 1.906 (PWA apud PIB, 2016).
ARTESANATO LOCAL
O TIPITI acessou ao rico artesanato desse povo na cidade de Manaus por meio de pontos de comercialização do Programa Waimiri Atroari instalados na Capital. Eles são guardiões da floresta que lutaram muito e como bem definido pelo (PIB, 2016) – “enfrentaram a situação, negociaram com os brancos e hoje têm assegurados os limites de sua terra, o vigor de sua cultura e o crescimento de sua gente.”
*PIB – Povos indígena do Brasil. Disponível em: www.pib.socioambiental.org. Acesso em outubro de 2016.