São Gabriel da Cachoeira (AM)

São Gabriel da Cachoeira está situado no extremo noroeste do Amazonas, sendo um dos municípios fronteiriços do país, em divisa com a Colômbia e Venezuela. No município, nove entre dez habitantes são indígenas, fato esse que justifica o município possuir quatro idiomas oficiais: português, nheengatu, tukano e baniwa. São Gabriel da Cachoeira é muito conhecido pelas belezas naturais e, especialmente, por abrigar o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina.

 COMO CHEGAR
Saindo da capital Manaus você pode acessar São Gabriel da Cachoeira subindo o Rio Negro em 24 horas ou em 3 dias dependendo da embarcação, ou de avião em um voo de 2 horas e meia. É longe né? Mas o TIPITI foi lá para encontrar artesanato de qualidade e carregado de histórias culturais.

 ARTESANATO LOCAL
O artesanato de São Gabriel da Cachoeira está diretamente ligado à vida indígena, pois são artefatos do dia a dia, muito usados nos afazeres das comunidades, como pesca, caça, agricultura, rituais, danças. As técnicas são milenares e carregam em sua produção todo um significado cultural, expresso pelas pinturas, trançados, desenhos, sempre fazendo uso de matérias-primas locais.

Os guardiões da floresta de São Gabriel da Cachoeira estão organizados em associações, cooperativas ou simplesmente fazendo parte da sua etnia indígena. O TIPITI teve a honra de conhecer estas:

• AAICA – Associação dos Artesãos Indígenas da Comunidades Areal
• AMIST – Associação das Mulheres Indígenas da Região de Taracuá
• OIBI – Organização Indígena da Bacia do Içana
• Etnia Tukano
• Etinia Baniwa

Para concentrar a produção de todos os povos indígenas da região, foi criada pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) a loja Wariró, que está na sede da cidade de São Gabriel da Cachoeira.

Quer conhecer mais um pouquinho de São Gabriel da Cachoeira? Confira o vídeo que o TIPITI preparou para você: