Sobre o TIPITI

O TIPITI tem objetivo de apoiar as comunidades tradicionais da Amazônia por meio da valorização do artesanato amazônico, mantendo a identidade cultural, respeitando o saber local, promovendo o comércio justo, preservando a tradição e perpetuando a história dos povos amazônicos na memória do mundo.

Reconhecemos na comercialização do artesanato uma oportunidade de geração de renda aos comunitários, de desenvolvimento social, de disseminação de informações e, sobretudo, de valorização do conhecimento local, tão rico em detalhes e carregado de significados.

 Chamamos aqui de artesanato tradicional aquele cuja inserção social no contexto de sua produção se reflete aos modos de vida de quem os produz. Todo artesanato tem valor cultural, mas apenas alguns guardam a memória de saberes tradicionais que se perpetuam e se renovam na arte de fazer. Esses saberes condensam experiências coletivas e demarcam formas de transmissão do conhecimento técnico e estético

A cultura amazonense se expressa fortemente por meio do artesanato. A partir de matérias-primas da Floresta Amazônica, indígenas e ribeirinhos produzem objetos utilitários e de decoração. São essas histórias que queremos contar ao mundo através dos nossos produtos.


 TEMPO DE ENTREGA
Respeitamos o tempo de produção do artesão e isso significa que mesmo com incentivo do escoamento por meio dessa plataforma, buscamos interferir pouco no modo de vida tradicional e na forma de produção local. Assim, sempre seremos transparentes com o tempo de entrega da encomenda, considerando o tempo estipulado pelos artesãos, bem como o tempo de deslocamento das cidades e comunidades até Manaus/AM. Acreditamos no comércio justo como forma de potencializar a economia e incentivar a colaboração, evitando produtos e processos com muitos intermediários.


 COMÉRCIO JUSTO
Nós, do TIPITI, praticamos o comércio justo, que busca gerar benefício a quem realmente produz. Temos uma relação aberta junto aos artesãos, nossos guardiões da floresta, a fim de garantir a divisão equilibrada dos ganhos, enfraquecendo a exploração por intermediários comerciais.

Aplicamos aqui também a transparência, como um valor essencial para a construção de um bom relacionamento entre o TIPITI, os guardiões e os consumidores. Assim estamos tentando deixar claro como o valor médio dos produtos é constituído e como se divide entre os atores envolvidos:

  • 67% – Artesão
  • 12% – Custos operacionais (Fretes, sistema de venda on-line, tarifas)
  • 21% – Custos diretos (Administrativo, marketing, impostos, aluguéis)
  • 0% – Lucro (projeto em fase inicial)