Nossos artesãos, guardiões da floresta!
Desde de 2014 o TIPITI trabalha para conhecer mais sobre o Amazonas entendendo histórias de uma cultura indígena milenar, observando as interferências do processo histórico da Amazônia que enriqueceram essa cultura, conversando com pessoas que fazem a tradição se manter viva e encontrando expressões locais de sabedoria ricamente manifestas no artesanato.
Nesse caminho de muitas pesquisas e viagens, conhecemos as pessoas por de trás de cada produto, que nos receberam em suas moradas e dispuseram de seu tempo para nos contar sobre suas vidas, arte, cultura e sabedoria. Ao todo conversamos com pessoas de quatro cidades (Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Iranduba e Manaus) e percebemos que eles são os reais Guardiões da Floresta, que fazem de suas vidas um espaço de conhecimento e reduto da cultura, passada de geração para geração.
Os chamamos aqui como Guardiões da Floresta, porque utilizam como principal insumo para o artesanato a matéria-prima natural, adquirida de forma sustentável e mantendo a floresta viva. A relação que essas pessoas mantém com a floresta nos ensinou muito e por isso registramos tudo a fim de perpetuar e valorizar a cultura Amazônica e ainda mostrar ao mundo a sabedoria viva existente no coração da floresta
Os produtos do TIPITI são aqui expostos e comercializados com o objetivo de também estimular a prática da economia sustentável nessas comunidades, pois enquanto os guardiões da floresta praticam a subsistência com o artesanato todos os habitantes da terra ganham com a floresta Amazônica viva mantida por eles.